No início do ano, nos horários de HTPCs, a equipe pedagógica tem discutido os usos dos espaços coletivos na rotina escolar.
Conversando sobre o uso da brinquedoteca, decidimos mudar a configuração desse espaço e propor brincadeiras temáticas, já que o espaço é pequeno e fica difícil montar vários cantos de brincadeiras diferentes, o que consideramos ideal.
Nesse primeiro mês de nossa "nova" brinquedoteca, a proposta foi brincar de mercado. As crianças foram dividas em vários papeis (caixa, supervisor, vendedor, repositor, segurança etc) para brincar de maneira organizada e intencional nesse espaço.
A brincadeira estruturada propicia que a criança desenvolva funções intelectuais importantes como o autocontrole, a memória, a criatividade e a oralidade.
A brinquedoteca não é o único espaço em que as crianças brincam, pois essa atividade permeia vários momentos da rotina na educação infantil, por isso, nossa equipe, escolheu esse espaço como lugar da brincadeira simbólica temática. Pretendemos mensalmente mudar os temas, que serão: hospital, casinha, oficina mecânica, salão de beleza etc. Quem puder colaborar com nossa brinquedoteca, aceitamos doações de objetos que estão em desuso (quebrados) como: estetoscópio, medidor de pressão, telefones, calculadoras, celulares, chapinhas, secadores de cabelo, cronômetro, bijuterias, maquiagens, jaleco etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário