sexta-feira, 11 de maio de 2012

OS JOGOS COMO ELEMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Infantil III A – Profa. Elisabete Campagnaro

            Trabalhar a partir de jogos possibilita à criança aprender brincando a matemática, que é vista como complexa, mas que  pode ser simplificada e aprendida sem frustrações.    
            Aqui na EMEB Hygino de Lima os jogos são bastante utilizados pelo Infantil III, é através da chamada diária, dos jogos de montar, dos jogos com registros, que aprendemos a contar, conhecemos a sequência numérica  e buscamos soluções de problemas.

A educação infantil deve encorajar a exploração de variedades de idéias matemáticas, não apenas numéricas, mas relativas às construções do conhecimento do todo, permitindo ao educando desenvolver e conservar com prazer a curiosidade à respeito da disciplina, percebendo a existência da matemática em torno de si.


           Lembrando que brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro e que o jogo é de fundamental importância na vida da criança, pois quando brinca, a criança explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, construindo, desse modo, a compreensão da realidade em que vive. Lembrando ainda que ele fornece um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades,   que jogar é uma atitude espontânea do ser humano, que ao jogar a criança fica tão envolvida com o que está fazendo,  e que coloca na ação todo seu sentimento e emoção.




                                Jogo de dado com registro não convencional no cartaz.

         Para Piaget (1989, p.5), “Os jogos não são apenas uma forma de divertimento, mas são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Para manter seu equilíbrio com o mundo, a criança necessita brincar, criar, jogar e inventar”. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
         


            Os jogos e brincadeiras não são os únicos recursos pedagógicos existentes. É preciso reconhecer que nem tudo na vida se aprende brincando, mas com certeza é possível aprender muitas coisas através do lúdico, e de forma bem mais motivadora, o que justifica sua inclusão no planejamento escolar, em especial no ensino da matemática.

3 comentários:

  1. Que fofos! Igual a Prô deles. Parabéns Bete amei, ficou muito legal.

    Cláudia A.

    ResponderExcluir
  2. Tia prô Bete, que trabalho legal!!!! Parabéns a você e as crianças! Beijo. Pro silvia Helena.

    ResponderExcluir
  3. Ahnnn que saudades dessa turminha, mais fico feliz em ter participado de um dos jogos! Parabens Bete

    ResponderExcluir