quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

CULINÁRIA E PARCERIA


Neste ano de 2018, as professoras Bete (Infantil II A) e Luciana (Infantil III A) fizeram uma grande parceria na hora da culinária, foram várias receitas e propostas educativas, os alunos tiveram a oportunidade de aprender, saborear e o mais importante, dividir, colaborar e respeitar as individualidades.
            Cozinhar é uma excelente experiência sensorial. As crianças aprendem sobre diferentes texturas, ouvem uma variedade de sons, veem a comida mudar de dura para macia e de líquida para sólida. Testemunham a evaporação, a mudança de cor… E, finalmente, as crianças experimentam uma variedade de sabores.
            Do ponto de vista cognitivo, as crianças aprendem sobre cores, formas e tamanhos. Elas aprendem a seguir instruções, a usar os instrumentos adequados e aprendem o conceito de tempo.
            As crianças também desenvolvem comportamentos sociais adequados quando cozinham. Aprendem a importância de cooperar ao trabalhar em grupo.
            As atividades culinárias integram todos os cinco sentidos. Quanto mais sentidos envolvidos na experiência de aprendizagem, maior a probabilidade de que as informações tenham prioridade de processamento.
            Seguindo este preceito, sabemos que os alunos deverão tornar-se pensadores críticos e solucionadores de conflitos, além de serem comunicativos e colaborativos. Então nada melhor do que a parceria entre as professoras para desenvolver tais habilidades, afinal, as professoras precisam refletir sua maneira de ensinar e ser o exemplo para os alunos.
            Não podemos esquecer também, a parceria com as responsáveis pela cozinha, Néia, Dina e Vina, a professora auxiliar Marli e as responsáveis pela limpeza da sala. Muito obrigada!

Vitamina de Abacate


            A primeira experiência foi a VITAMINA DE ABACATE. A professora Luciana recebeu em uma das cartas trocadas com a EMEB Antonio de Lima, um abacate que a professora Loraine enviou, dando continuidade ao projeto de intercâmbio.
            Com este abacate, a turma do infantil III A, foi até a sala da prô Bete perguntar para ela o que poderiam fazer com aquele abacate. A prô disse que poderiam fazer várias coisas, mas sugeriu que fosse feita a vitamina, pois seus alunos do infantil II A já haviam feito com o abacate da escola.







Danoninho

Fizemos uma receita deliciosa! Danoninho de morango! Ficamos com gostinho de quero mais!









Brigadeiro


As professoras fizeram uma receita de brigadeiro que não vai ao fogo. A prô Bete levou vários confeitos para que as crianças pudessem escolher qual queriam.









Bolo Formigueiro

Para dar continuidade ao projeto coletivo “nosso jardim tem uma escola”, a prô Luciana aproveitou que estava trabalhando os bichos de jardim, e escolheu esta receita para falar sobre as formigas.











Salada

A turma do infantil II A, também dando continuidade ao projeto “nosso jardim tem uma escola”, plantaram mudinhas de alface e seguiram cuidando dia a dia. Quando a alface já estava grande ao ponto de colher, eles fizeram a colheita, lavaram as folhas e  convidaram a turma do infantil III A para apreciar uma deliciosa salada. Além da alface plantada e colhida, nessa salada também tinha: cenoura, tomate, azeitona, ovo de codorna, croutons, milho verde e temperos.







Pizza e Paçoca

E para finalizar essas deliciosas receitas, as professoras propuseram fazer pizza de pão de forma e paçoca de pasta de amendoim! Foi uma delícia, comeram a pizza e ainda tínham sobremesa!








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